O Projeto MINCE terminou e como resultado final foram criados diferentes materiais de trabalho importantes para a promoção dos direitos e participação ativa das pessoas com deficiência na vida organizacional e comunitária.

Foram assim produzidos os seguintes documentos:

Currículo MINCE para mediadores – Programa de formação para PcDI ligeira

  • Este currículo tem como destinatários pessoas com DI ligeira/moderada (FP ou CAO) maiores de 16 anos. Tem como objetivo desenvolver experiências de trabalho comunitário para PcDI com vontade de serem mediadores de pares. Engloba 7 sessões de 2 a 3 horas de duração (grupos de 6 a 8 formandos)nas quais se abordam temas tão diversos como sejam a Mediação de pares? O papel de mediador de pares/ Direitos e deveres dos mediadores de pares, defesa dos seus próprios interesses/ defesa dos interesses das pessoas com deficiência intelectual severa, observação, interpretação, compreensão/ Comunicação e escuta ativa, informação pública e privada – como é que se percebe a diferença, tomada de decisões – por mim próprio, pelos outros/O essencial do processo de decisão, apoio à tomada de decisões, etc, sociedade e participação e Avaliação.
  • Pode descarregar o Currículo MINCE aqui


Currículo MINCE para os profissionais

  • O currículo destinado a profissionais foi elaborado em duas versões, versão longa em EN e PT. Integra 7 módulos, num total de  40 horas, com os seguintes temas em analise: Legislação internacional relevante: a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência,  Conhecimentos básicos sobre a Inclusão na Comunidade/Comunidades Inclusivas, Ética e Profissionalismo, Capacitação (Empowerment) e Defesa dos Direitos, Comunicação, Planeamento Centrado na Pessoa, Qualidade de Vida e  Inclusão na Comunidade
  • Pode descarregar o Currículo MINCE para os profissionais aqui


Orientações MINCE para as organizações

  • Documento que serve de base orientadora para os serviços desenvolverem medidas de inclusão das pessoas com grandes níveis de dependência. Orientações que abordam os seguintes temas: Quadro Jurídico para a Inclusão Social das Pessoas com Deficiência Intelectual Severa, Critérios de Inclusão Social, Critérios de Inclusão Social e de Educação Comunitária, Medidas e Contribuição das Organizações que Prestam Serviços a Pessoas com Deficiência, Medidas Relacionadas com questões Pessoais ou Individuais e práticas identificadas
  • Pode descarregar as Orientações MINCE  aqui


Compêndio MINCE

  • Documento que apresenta um conjunto de ideias para a implementação prática do modelo para a educação comunitária inclusiva
  • Encontra-se subdividido nos seguintes capítulos: Contexto social e jurídico do MINCE  Modelo para a Educação Comunitária Inclusiva, Modelo para a Educação Comunitária Inclusiva (MINCE), Enquadramento Teórico: Deficiência, Inclusão e Educação Comunitária, Inclusão social e Educação Inclusiva, Educação Comunitária e modelo de Planeamento Centrado na Pessoa,  Abordagem Inclusiva à Educação Comunitária: O MINCE como Modelo para a Educação Comunitária Inclusiva, Resultados intelectuais do MINCE – descrição e perspetivas da implementação e Outros efeitos da Abordagem Inclusiva à Educação Comunitária – Capacitação das comunidades
  • Pode descarregar o Compêndio MINCE  aqui