MEME – um novo projeto Erasmus+ para contribuir para uma representação mais justa e pluralista da deficiência nas redes sociais
No. 2019-1-LT01-KA204-060697
Duração: 24 meses (01-10-2019 – 30-09-2021)
Parceria
VSI Svietimo ir kulturos mobiliuju technologiju institutas, Lituânia
AIAS Bologna, Itália
A Universidade de Bolonha, Itália
Atempo, Áustria
Asociation LDOF, Lituânia
Fenacerci, Portugal
Cercimarante, Portugal
Em Outubro de 2019, no âmbito do Programa Comunitário Erasmus+ KA2 (cooperação para a inovação) deu-se início a uma parceria estratégica apelidada de “Eu e os Meios de Comunicação Social: Fomento das Competências de Literacia Digital através de Aprendizagens Interativas para pessoas com deficiência”.
O projeto junta sete organizações da área da deficiência oriundas da Áustria, Itália, Lituânia e Portugal que irão investigar e explorar o potencial das pessoas com deficiência para se representarem nos media e redes sociais. O projeto centra-se na aquisição e/ou consolidação de competências digitais tendo em vista uma melhor inclusão social, o aumento da capacidade individual e coletiva para combater a discriminação, a segregação e o cyberbullying.
OBJETIVOS
- Melhorar as competências digitais de adultos com deficiência usando ambientes de aprendizagem interativos para contribuir ativa e construtivamente para uma representação mais justa e pluralista da deficiência nas mídias sociais.
- Preencher as lacunas na preparação de técnicos/ profissionais para apoiar os jovens adultos com deficiência no seu envolvimento com as redes digitais (sociais).
O trabalho em parceria inicia com um estudo sobre os estereótipos, investigando como estes são criados e a forma como evoluem devido à democratização das mídias digitais.
Munida desse conhecimento, a parceria irá envolver jovens adultos com deficiência da Lituânia, Itália, Portugal e Áustria no co-desenho e implementação de Laboratórios de Formação em Redes Sociais – locais físicos onde os pares com deficiência se encontram e discutem a utilização e participação nas redes sociais.
Os participantes estarão também envolvidos num processo de co-criação das Diretrizes MeMe e de uma Caixa de Ferramentas para facilitar o acesso e a participação nas redes sociais. Consequentemente, o projeto irá produzir um programa de Aprendizagem para técnicos/ profissionais, pessoas com deficiência e assistentes.
E, além de todos os produtos já mencionados, será criado um jogo móvel com o objetivo de envolver as pessoas com deficiência num processo de aprendizagem interativa.
O projeto pretende melhorar as competências digitais de 80 jovens adultos com deficiência, fortalecer a capacidade formativa nesta área de mais de 60 técnicos/ profissionais e introduzir recomendações para mais de 75 profissionais de mídia e 80 familiares de pessoas com deficiência.