O Projeto europeu IN-CUBA tem como principal meta definir uma metodologia de trabalho específica para incubadoras que possam apoiar o desenvolvimento de projetos e ideias. Será desenvolvida tendo como ponto de partida o conceito de coprodução.
Será um projeto com uma duração de três anos, com término previsto para 2021 e conta com a participação de 8 parceiros de 5 países – APEMH (LU – Coordenador), ARFIE (EU), AMPANS (ES), CADIAI (IT), DeLork (BE), FENACERCI (PT), Fondazione San Sebastiano Onlus (IT), OpenGroup (IT).
Objetivos específicos
- Permitir que as organizações prestadoras de serviços na área da deficiência sejam parceiros ativos no planeamento e desenvolvimento de projetos/ ideias, potenciando a autodeterminação e autonomia dos envolvidos;
- Proporcionar oportunidades de autodesenvolvimento, empoderamento e inclusão das pessoas com deficiência intelectual;
- Testar os resultados obtidos por meio da realização de ações piloto nas organizações envolvidas;
- Avaliar os impactos da aplicação desta metodologia no que respeita à qualidade de vidas das pessoas envolvidas;
- Disseminar as experiências vividas e os resultados obtidos, no sentido de permitir a transferência de boas práticas a um nível mais micro (local);
- Promover o desenvolvimento, testagem e implementação de práticas inovadoras na área da formacao destinada a profissionais abordando temas como a igualdade, diversidade e inclusão social em contextos de aprendizagem.
- Realizar um Guia de Utilização da metodologia desenvolvida em linguagem fácil.
Conheça aqui o primeiro produto realizado no âmbito desta parceria – versão inglesa Pratical booklet