Está na rua, até 2 de junho, mais uma edição da Campanha Pirilampo Mágico (CPM) que, desde 1987, sensibiliza a sociedade portuguesa para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
O arranque simbólico desta iniciativa de solidariedade aconteceu no passado dia 8 de maio, no Museu Nacional dos Coches (MNC), em Lisboa. A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, foi a convidada de honra da sessão de abertura da CPM, que contou também com uma mensagem do Presidente da República transmitida em vídeo.
O auditório do MNC encheu-se de alegria, com a presença de largas dezenas de pessoas apoiadas pelas cooperativas de solidariedade social e congéneres, que vieram de todo o país, e de muitos convidados da vida política, social, cultural e artística, que não quiseram deixar de mostrar o seu apoio a esta causa.
Para além da ministra da Juventude, as intervenções protocolares ficaram a cargo de Julieta Sanches, presidente da FENACERCI; Mário Antas, diretor do MNC; Pedro Leitão, presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio; Filipa Pimentel, diretora de Sustentabilidade e Impacto Social do Pingo Doce; e Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP.
Mas, como habitualmente, o ponto alto da tarde foi a revelação da cor do Pirilampo Mágico.
E este ano o Pirilampo Mágico é… branco e amarelo!
No ano em que se assinala os 50 anos do 25 de Abril, o Pirilampo Mágico homenageia o papel das cooperativas social, ao longo destas cinco décadas, na construção de uma sociedade mais democrática, coesa e inclusiva, de plenos direitos para todos.
A cor do icónico boneco pretende evocar, simbolicamente, os valores de abril:
O branco na base representa a Paz, valor basilar para uma sociedade justa e solidária;
O amarelo, cor associada à alegria, à luz e ao otimismo, representa o abril que derrubou a escuridão da ditadura e que trouxe a energia para construir um futuro melhor.
O Pirilampo Mágico, que também nasceu numa madrugada, na rádio, é um símbolo dessa luz mobilizadora.
Sobre a CPM
A Campanha Pirilampo Mágico vai para a rua em todo o país, de 9 de maio a 2 de junho, numa organização conjunta da FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, da Antena 1 e da RTP. Uma parceria que une estas instituições desde o primeiro momento e que visa um apoio único e inexcedível na inclusão de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência a nível nacional.
Depois de muitos anos sem alteração de preço, este ano o Pirilampo Mágico tem o valor de 2,20 euros, podendo ser encontrado em escolas, quiosques, vendas de rua, nos balcões do Banco Montepio e nas lojas Pingo Doce de todo o país.
A Campanha Pirilampo Mágico 2024 mobiliza 83 cooperativas de solidariedade social (CERCI) e congéneres, de norte a sul do país, envolvendo milhares de voluntários em múltiplas iniciativas de sensibilização das respetivas comunidades para a causa da inclusão das pessoas com deficiência intelectual.
Em 2023, foram vendidos em todo o País cerca de meio milhão de exemplares da icónica mascote solidária.