Realiza-se nos próximos dias 20 e 21 de novembro, em Budapeste, a conferência “Justice that Works: Leveraging Cooperation and Technology for Children, Disability Rights and Gender Equity” (Justiça que funciona: Alavancar a cooperação e a tecnologia para os direitos na infância, na deficiência e na igualdade de género).
Este evento, em que a FENACERCI irá marcar presença, é promovido pela Validity Foundation, tendo como enquadramento o trabalho realizado no âmbito dos projetos europeus LINK – Ligando informação para tribunais adaptáveis e acessíveis à criança e DIS-CONNECTED – Serviços e Programas para a prevenção da violência contra as mulheres e crianças com deficiência intelectual e psicossocial.
No primeiro dia, o programa tem por objetivo inspirar os profissionais da área do Direito a melhorar as suas competências no que à proteção da criança diz respeito, através da partilha de conhecimento e de experiências de vida real. Temas como a informação digital e a inteligência artificial, enquanto ferramentas de acessibilidade e eficácia nos sistemas judiciais, estarão também em análise.
No dia seguinte, a discussão incidirá sobre formas de tornar o apoio à vítima acessível a todas as pessoas com deficiência e sobre as acomodações processuais necessárias para assegurar os direitos.
A FENACERCI participará num painel dedicado ao tema “O papel da monitorização para abordar a violência contra mulheres e crianças”.
A conferência poderá ser acompanhada online.
Mais informações e inscrição em https://validity.ngo/projects-2/registration-form-justice-that-works-leveraging-cooperation-and-tech-for-disability-rights-and-gender-equity-20-21-november/