Acaba de ser lançada a 30ª edição da revista FENACERCI, um marco que reflete três décadas de compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência. Esta edição especial celebra o percurso, as conquistas e os desafios superados, destacando o papel das CERCI, dos profissionais, das famílias e das próprias pessoas com deficiência na construção de uma sociedade de direitos para todos.
A história da revista FENACERCI não seria possível sem a colaboração e dedicação de todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para o sucesso desta publicação. Um agradecimento especial a quem partilhou histórias, ideias e conhecimentos, enriquecendo cada página com conteúdo relevante e inspirador, extensível a todos os leitores que têm acompanhado esta jornada de construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Para Joaquim Pequicho, diretor executivo da FENACERCI e diretor da revista FENACERCI, «30 edições são motivo de orgulho» para uma publicação que é «pura arte de emoções».
A edição de 2024, dedicada ao tema do envelhecimento (das pessoas com deficiência, das suas famílias e das próprias organizações de suporte), apresenta rubricas como “Não é o tempo que nos molda”, “CERCIS: O Caminho faz-se a andar”, “Venha de lá aquele abraço”, “Nós por nós próprios” e “30 frases para a história”.
Ao longo de 136 páginas, são muitos os contributos de personalidades com responsabilidade na definição de políticas públicas (com destaque para o primeiro ministro, Luís Montenegro), académicos e especialistas em diversas áreas das ciências sociais, técnicos das organizações associadas da FENACERCI e várias figuras públicas, em particular do mundo das artes e do espetáculo.
A ilustração original de capa volta a pertencer à artista visual Vanessa Teodoro.