Programa: Cidadãos Ativ@s da Fundação Calouste Gulbenkian
Tipologia Eixo 4 – Reforçar e Sustentabilidade da Sociedade Civil
Data de início: 01/06/2021
Duração: 30 meses
O Projeto DNA3 – Capacitação para a Sustentabilidade surge na sequência do Projeto DNA3- Dinamização na Ação para o 3º Setor iniciado em 2019 onde foram desenvolvidos, no âmbito da componente de Capacitação do Promotor, o Diagnóstico e Plano de Ação da FENACERCI que numa lógica de melhoria contínua, identificaram as suas principais potencialidades e fatores a melhorar:
Principais Potencialidades
- reconhecimento (nacional e europeu);
- capacidade de adaptação a novos contextos e necessidades e a procura de superação das dificuldades que vai enfrentando, bem como, a assunção, internamente, da perspetiva de que existe uma necessidade de adaptação contínua;
- forte presença institucional em comissões e grupos de trabalho nacionais que reforçam o seu papel de representação e defesa dos direitos das suas associadas;
- estrutura financeira equilibrada;
- corpo técnico multidisciplinar e com muita experiência de trabalho;
- a sua rede de parcerias, bem como, a tomada de consciência interna da limitação do seu modelo de gestão e de crescimento que associa à necessidade de alargamento do seu âmbito de atuação.
Principais fatores a melhorar
No que diz respeito a fatores a melhorar, e a partir da análise desagregada e detalhada por cada uma das áreas-chave consideradas na realização do diagnóstico, destacaram-se:
- dificuldade de mobilização e envolvimento das suas associadas;
- limitada capacidade de angariação de fundos/fontes de financiamento pouco diversificadas;
- necessidade de reforço da visibilidade do trabalho realizado e da implementação de estratégias de incorporação e transferência do conhecimento produzido;
- inexistência duma metodologia de avaliação de impacto que permita percecionar os resultados do trabalho desenvolvido.
Assim, o Projeto DNA3 – Capacitação para a Sustentabilidade veio reforçar a importância da capacitação e desenvolvimento organizacional em áreas que nos permitam atingir elevados níveis de desempenho e promovam o funcionamento e imagem da Federação, destacando-a enquanto organização de referência no setor social e solidário. Para atingir este objetivo, pretende-se desenvolver um conjunto de intervenções de formação, consultoria e coaching nas áreas da performance organizacional, marketing e comunicação, gestão do conhecimento e inovação, angariação de fundos, reforço coesão e cooperação internas que visam:
- Aumentar a eficácia dos recursos humanos;
- Contribuir para que se assegure, no futuro, uma sustentabilidade financeira da organização;
- Reforçar a comunicação externa;
- Otimizar os sistemas de garantia da qualidade e monitorização da organização;
- Contribuir para o reforço do seu papel de negociação e representação;
- Contribuir para o reforço da participação e envolvimento das associadas da Federação.
Principais áreas de intervenção do Projeto e Componentes:
- Performance organizacional
Componente 1 – Melhoria da performance organizacional
- Revisão do posicionamento Estratégico da FENACERCI
- Revisão do Sistema de Gestão da Qualidade
- Definição de Sistema de monitorização
Componente 2 – Marketing, comunicação e Angariação de Fundos
- Plano de Marketing e Comunicação:
- Conceção do plano e instrumentos de avaliação;
- Apoio á implementação e monitorização de resultados.
- Plano Estratégico de Angariação de Fundos
- Definição de uma estratégia de angariação de fundos
- Definição de instrumentos de monitorização e avaliação
- Preparação de ferramentas e instrumentos para a sua implementação, monitorização e avaliação.
- Desenvolvimento de ação de Formação em Fundrising;
Componente 3 – Gestão do conhecimento e Inovação
Fortalecimento da relação com as associadas, criando processos e mecanismos para aprendizagem coletiva, partilha de conhecimento e inovação.
- Criação de processos e mecanismos para aprendizagem coletiva, partilha de conhecimento e inovação:
- Definição do processo de formação a distância, à luz dos requisitos do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras;
- Definição de estrutura de informação para e plataforma de e-learning e gestão do conhecimento
- Revisão do manual de qualidade da formação, integrando os novos processos de formação e partilha de conhecimento.
Componente 4 – Reforço da coesão e cooperação
- Ação de coaching de alto desempenho
Componente 5 – Avaliação Externa