O Pirilampo Mágico está de volta, mais um ano, para espalhar “A Magia da Solidariedade” em prol da inclusão das pessoas com deficiência intelectual.

A Campanha Pirilampo Mágico vai para a rua em todo o país, de 9 de maio a 2 de junho, numa organização conjunta da FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, da Antena 1 e da RTP. Uma parceria que une estas instituições desde o primeiro momento e que visa um apoio único e inexcedível na inclusão de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência a nível nacional.

Depois de muitos anos sem alteração de preço, este ano o icónico boneco solidário poderá ser adquirido por 2,20 euros em locais tão diversos como escolas, quiosques, vendas de rua, balcões do Banco Montepio ou nas lojas Pingo Doce de todo o país.

E qual é a cor do Pirilampo Mágico 2024? Pois esse é um segredo que, como habitualmente, só será revelado na sessão de arranque da campanha nacional, a 8 de maio, no Museu Nacional dos Coches.

A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma das mais antigas e reputadas iniciativas de solidariedade em Portugal. As receitas revertem a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI) e de outras organizações que, por todo o país, prestam serviços de suporte a milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência e suas famílias.

Para além da angariação de fundos (que continua a ser uma importante fonte de receita para as organizações que nela participam), a CPM tem por objetivo informar e sensibilizar a opinião pública para as questões da promoção dos direitos e dos desafios que, apesar de alguns avanços, se colocam à plena inclusão das pessoas com deficiência.

Fazendo jus ao lema da CPM2024, a FENACERCI conta com o apoio de parceiros fundamentais para levar mais longe “A Magia da Solidariedade”:

  • Banco Montepio – Patrocinador desta causa desde 2017, disponibiliza o Pirilampo Mágico para venda ao público na sua rede nacional de balcões, em alinhamento com os valores da Sustentabilidade e da Solidariedade Social defendidos pela marca.
  • Pingo Doce – Uma parceria de longa data, mas que, em 2023, reforçou a sua colaboração através da disponibilização do Pirilampo Mágico nas linhas de caixa de todos os supermercados, e que este ano se fortalece, confirmando a forte ligação da marca às organizações que, no terreno, promovem a inclusão das pessoas com deficiência.


Pirilampo Mágico 2024

Pirilampo Mágico regressa para lançar a “A Magia de Solidariedade” de 9 de maio a 2 de junho