Objetivos da Campanha Pirilampo Mágico
O trabalho desenvolvido pelas CERCI tem merecido o reconhecimento generalizado por parte dos agentes sociais e políticos e da opinião pública em geral, face à qualidade e inovação do serviço prestado em diversos domínios.
Parte deste reconhecimento, decorre da visibilidade dada pela Campanha Pirilampo Mágico, que envolve cerca de 85 organizações sem fins lucrativos e mobiliza milhares de pessoas entre familiares, técnicos e cidadãos anónimos. Esta iniciativa tem como objetivos:
- Informar e sensibilizar a opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena desta população;
- Defender a integração das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, respeitar a sua diferença, tendo em conta a rentabilização do seu potencial;
- Angariar fundos em favor das CERCI’s e outras organizações congéneres.
Caraterização das entidades beneficiárias da Campanha
As organizações beneficiárias da Campanha são organizações privadas sem fins lucrativos, que prestam atendimento direto ou indireto a pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência em diversos domínios, nomeadamente ao nível de Estruturas Educativas, Centros de Formação e Apoio ao Emprego, Unidades de Emprego Protegido, Centros de Atividades Ocupacionais, Unidades Residenciais, Apoio Domiciliário, Intervenção Precoce, entre outras.
Como Nasceu a Campanha Pirilampo Mágico
“Na noite de 2 para 3 de Setembro de 1986… Estava no ar uma entrevista no Programa Arte de Bem Madrugar na RDP-Antena 1 onde se falou da CERCILISBOA, dos seus problemas, projetos, solidariedade… Enfim, do dia-a-dia”.
Os elementos desta estação ficaram sensibilizados com a situação, pelo que foram imediatamente encetados contactos entre a FENACERCI e o Diretor de Programas da RDP – Antena 1, José Manuel Nunes, que propôs a esta Federação a realização de uma campanha de solidariedade com carácter de abrangência nacional, em favor das CERCI’s. Nascia assim, a Campanha Pirilampo Mágico, aberta oficialmente a 11 de Março de 1987, e tornando-se desde então, uma das mais participadas campanhas de solidariedade existentes no nosso País.
Como Nasceu o Pirilampo
Com o objetivo de elaborar uma canção para a Campanha, foi construído um poema, da autoria de Maria Alberta Menéres “…Eu conheço um Pirilampo Que vive muito lampeiro Dentro dos olhos da gente…”
A partir desta letra, criou-se o símbolo, a música. Vieram os músicos, os artistas, a televisão, a comunicação social, os depoimentos de pessoas responsáveis no meio, a colaboração de muita gente anónima. E assim, esta “mascote” constituiu-se desde essa altura como objeto de venda, destinada à angariação de fundos que visem a criação de respostas sustentadas e de qualidade dirigidas à população com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
A Importância da Campanha Pirilampo Mágico
O Pirilampo Mágico é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal. A causa social a que está associado – o apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência – confere a este ícone um estatuto de grande credibilidade e impacto mediático que muito tem contribuído, através da angariação de fundos, para o sucesso das intervenções que têm sido desenvolvidas junto destes nossos concidadãos.
O objetivo e o sucesso desta campanha ficariam comprometidos sem a colaboração dos órgãos de comunicação social, de figuras públicas ligadas aos vários quadrantes da vida nacional, de empresas e, ainda, da indispensável adesão voluntária de milhares de pessoas. São estas razões para deixarmos bem claro, o quanto agradecemos a todos os que têm contribuído para esta iniciativa, que serve um propósito, tão digno e importante, para a prossecução do muito que já conseguimos e conquistámos no campo dos direitos inalienáveis das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.