Publicações | Fenacerci
Roteiro para a Prevenção e Intervenção em Contexto Institucional
Situações de negligência, abuso, maus-tratos e discriminação que envolvam pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência
O presente roteiro para a prevenção e intervenção em situações de maus-tratos a pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência é um instrumento de trabalho para as organizações da área da deficiência e reabilitação.
O roteiro tem como objectivo avaliar/diagnosticar e determinar um protocolo de actuação em situações de maus-tratos que ocorram em contexto institucional envolvendo os clientes, os profissionais, os quadros dirigentes e a família/pessoas significativas.
A compreensão do fenómeno de maus-tratos fundamenta-se no Modelo Ecológico e Sistémico.
Formar e sensibilizar os profissionais, os quadros dirigentes e os clientes para o fenómeno social da violência e dos maus-tratos é um factor de prevenção que deve ser promovido.
A avaliação e diagnóstico consideram factores de risco de protecção a quatro níveis: contexto e funcionamento organizacional, recursos humanos, familiares/pessoas significativas e clientes.
A intervenção em situações de maus-tratos em contexto institucional assenta num conjunto de metodologias, instrumentos de registo e acompanhamento, nomeadamente: técnica da entrevista; ficha de ocorrência; ficha de avaliação da ocorrência e ficha para classificação e descrição de situações de maus-tratos.
Este roteiro e respectivos materiais encontram-se disponíveis em formato digital, permitindo o seu uso e adaptabilidade a cada contexto organizacional.
Para fazer o download do documento em formato digital clique aqui
Projeto GID: Género, Igualdade, Direitos e Deficiência
Projeto GID
Um olhar sobre o tema
Contributos para a reflexão
Veja aqui a Revista em formato multimédia
Brochura (DES) Envelhecer com Qualidade - um contributo para profissionais que trabalham com pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento
“A abordagem da temática do envelhecimento das pessoas idosas com deficiência intelectual (DI) decorre de uma consciência crescente da FENACERCI relativamente à insuficiência e/ou ausência de respostas ajustadas às novas realidades, que as organizações vão enfrentando à medida que os seus clientes vão envelhecendo, bem como as suas respetivas famílias…. Ser velho com deficiência intelectual não é de todo um constructo social, é um facto real, inquestionável e incontornável que exige uma reflexão urgente sobre o modelo que tem vindo a ser aplicado e que é claramente insuficiente quando pensamos que as intervenções têm forçosamente de ser multidisciplinares e articuladas fundamentalmente entre a área social e saúde. É impossível garantir a qualidade da resposta e da intervenção se não forem viabilizados novos métodos de organização do trabalho e de prestação de cuidados que assentem numa estratégia nacional de resposta a esta população. Aproveitamos ainda, para remeter esta necessidade para o papel do poder público e da sociedade civil, tomando em consideração a inúmera legislação de proteção ao idoso e a perceção da carência na implementação de políticas públicas”.
Faça aqui o download (pdf)
Catálogo de Conhecimento - Qualificar profissionais para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual severa e profunda em atividades de carácter laboral
Este catálogo foi realizado no âmbito do Projeto VOSIDIS a partir do qual se procedeu à recolha de informação relativamente ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que trabalham com as Pessoas com Deficiência Intelectual Severa e Profunda (PDISP).
Esta informação permitiu a criação de módulos de formação que estão incluídos no Guia para o desenvolvimento de competências laborais de PDISP e aos quais pode aceder fazendo aqui o seu download.
A Convenção das Nações Unidas e o seu Impacto nas Práticas Diárias
A ratificação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e do Protocolo Opcional por parte do Estado Português obriga a uma reflexão sobre as práticas diárias no trabalho desenvolvido pelos técnicos junto das pessoas com deficiência, das famílias na sua vivência diária e das próprias pessoas com deficiência. + LER MAIS
> Para aceder à versão da Convenção em Leitura Fácil, siga este link.
A Convenção das Nações Unidas em Leitura Fácil já está disponível para consulta no site oficial da Organização das Nações Unidas - ONU.
Encontra-se na secção das traduções nacionais em leitura fácil. > Consulte a versão aqui.
Projeto Roteiro para a Prevenção de Maus - Tratos a Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência
A FENACERCI encontra-se a concluir, com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., a construção de um instrumento de carácter inovador, na área dos maus-tratos - “Roteiro para a Prevenção de Maus-Tratos a Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência”. + LER MAIS
Faça o download da versão portuguesa do Roteiro para a prevenção de Maus Tratos e respetivas Fichas de Avaliação e Diagnóstico:
Projeto Roteiro para a Prevenção de Maus - Tratos a Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência (pdf) (PT)
Fichas de Avaliação e Diagnóstico (pdf) (PT)
Download English version:
Roadmap for the Prevention of Maltreatment of Persons with Intellectual and/or Multilple Disabilities (pdf) (EN)
Evaluation and Diagnosis (pdf) (EN)
Consulte e faça o Donwload aqui da Checklist de Acessibilidade dos Espaços Públicos de Cultura
Download pdf (490 Kb)
Infância, Deficiência & Violência
Publicada em 2004, em 5 línguas diferentes com o apoio financeiro da Comissão Europeia no âmbito do Programa Daphne, esta brochura aborda as questões da violência doméstica que constitui um problema mundial que envolve todos os segmentos da população e que pode ser encontrado em todos os grupos sócio-económicos, religiosos, culturais e étnicos. Um dos principais objetivos desta brochura é fornecer linhas orientadoras para a prevenção deste fenómeno junto das crianças com deficiência. Parceiros do Projeto: FENACERCI, AIAS BOLOGNA ONLUS, DISMINUIDOS FISICOS DE ARAGÓN, DISABILITY NOW. Mais informações sobre o projeto e download da brochura clique em: www.makinglifeasafeadventure.eu
Fazer da vida uma aventura segura
Publicada em 2008, em 8 línguas diferentes com o apoio financeiro da Comissão Europeia no âmbito do Programa Daphne, “esta brochura aborda questões ligadas à prevenção de maus-tratos nas crianças com deficiência em contexto familiar. Ao abordar o conceito de prevenção, são reforçados os fatores protetores, como pilares fundamentais na construção de estratégias de prevenção…Os autores tem como objetivo distanciar-se do preconceito de que a deficiência conduz automaticamente a situações de stress e risco, e explorar recursos individuais, familiares e comunitários que possam ser desenvolvidos. A brochura “fazer da vida uma Aventura Segura” evidencia a importância da família, das suas forças e necessidades e procura, junto dos profissionais, prevenir sentimentos de frustração, fornecendo-lhes orientações concretas para o desenvolvimento do seu trabalho. Parceiros do Projeto: FENACERCI, AIAS BOLOGNA ONLUS, DISABILITY NOW, EVPIT, SUSTENTO. Para mais informações sobre o projeto e para fazer o download da brochura clique em: www.makinglifeasafeadventure.eu